quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O Absolutismo Régio

Nos séculos XVII e XVIII, o poder real atingiu o auge da sua força. Todos os poderes e responsabilidades do estado foram atribuidos ao rei. A autoridade real e o poder supremo provinham de Deus.

Segundo Bossuet, o poder real tem quatro características:
  • é sagrado porque o poder do rei provém de deus.
  • é paternal porque este poder está em conformidade com a natureza humana. O rei deve satisfazer as necessidades do seu povo.
  • é absoluto. O rei assegura o respeito pelas leis e pelas normas de justiça, de modo a evitar uma anarquia.
  • está submetido à razão, à sabedoria que faz o povo feliz. O rei escolhido por Deus tem que possuir algumas qualidades inerentes.

O rei concentra em si o estado. Ele legisla, executa e julga.

Sendo assim, os monarcas dispensam o auxilio de outras forças políticas.

Em França, os Estados Gerais foram considerados extintos devido ao facto de não se reunirem há muito tempo.
O rei tornou-se o garande da ordem social estabelecida e é nessa qualidade que recebe o seu poder vindo de Deus.


O absolutismo na Europa:


Portugal:Portugal teve fases de desenvolvimento. Dentro destas fases houve um aumento da autoridade e a concentração do poder do Rei. O país caracterizou-se também por um regime absolutista português. Tinha um processo de longa duração e ao longo da época moderna retirou prestigio que tinha no seu território.


Espanha: houve uma unificação politica em espanha com o casamento de Isabel de Castela com Fernando de Aragão. O Reino Espanhol expulsou os muoros com a ajuda da burguesia e foi também nesta é poca que começaram as navegações maritimas.


França: este país teve um longo processo de centralização do poder monarquico. O rei Luís XVI representava o estado e recusou a figura do primeiro ministro, reduziu a influência dos parlamentos regionais e não covoncou os estados gerais.


Inglaterra: Henrique VII ampliou poderes monarquicos e diminuiu os poderes do parlamento. No reinado da Rainha Elisabeth I, o absolutismo monarquico estava fortalecido e iniciou-se a expansão maritima. Após a guerra civil inglesa o absolutismo perdeu força e o rei perde poderes em favor do parlamento. A "revolução gloriosa" foi o fim do absolutismo Inglês.

Sem comentários: